quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

LHC encontra sua primeira nova partícula

Antes de falar sobre a descoberta é bom lembrar que os Quarks são os tijolos básicos do núcleo dos átomos .Cada trio de quarks formam um próton ou um nêutron, em duplas, formam mésons, que duram frações ínfimas de segundo. A partícula descoberta é um méson denominado: Xi_b(3P).Altamente instável, ela é formada por dois quarks que se unem brevemente, antes do decaimento. A descoberta da nova partícula foi no LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla inglesa). Isso se deu devido a resultados de colisões de prótons em alta velocidade, realizadas dentro de detectores no interior do anel do LHC. A existência deste méson já era prevista em teoria. Pensem em uma coisa!. o núcleo de um átomo possui partículas de carga positiva (prótons) e outras carga elétrica nula (nêutrons). O que mantém unidos os prótons e os nêutrons para formar o núcleo? Os prótons se repelem mutuamente. As forças gravitacionais são muito menores do que as forças elétricas repulsivas. O que mantem a coesão do núcleo? Dica: Por falar em mésons aqui no Brasil não podemos deixar de falar em César Lattes ,mas isso é assunto para uma nova postagem. Repetindo então como pode um núcleo “cheio” de prótons e nêutrons não se desintegrar, se na escola aprendemos que cargas iguais se repelem?

2 comentários:

  1. Olá Corei,

    Vou pensar na questão proposta e em breve posto outro comentário.

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Acho que encontrei uma resposta para questão, veja:


    * O que mantém o núcleo de um átomo unido?

    Lembre-se que o núcleo atômico é formado por prótons e neutrons. Os neutrons não possuem carga elétrica mas os prótons são partículas dotadas de carga positiva. Deste modo, existe uma intensa força de repulsão eletromagnética entre os prótons.


    * Por que motivo, então, o núcleo de um átomo é estável?

    Na verdade, os físicos notaram que a estabilidade nuclear é produzida pela presença de um novo tipo de interação entre partículas, a força nuclear forte, também chamada de força nuclear, de interação nuclear ou de força forte. É esta interação que mantém o núcleo atômico unido.

    Observação: Veja a importância da força nuclear. A estabilidade nuclear está associada à força forte. Se ela não existisse, os núcleos atômicos não existiriam pois é ela que mantém o núcleo unido. Na ausência da força forte, a força dominante no núcleo seria a interação eletromagnética. Como os prótons possuem a mesma carga positiva, eles sofreriam uma intensa repulsão que provocaria o seu rápido afastamento impedindo que eles se aglutinassem para, juntamente com os neutrons, produzirem os núcleos. E, obviamente, se os núcleos atômicos não existissem, os átomos não existiriam, nem as moléculas (que são formadas por átomos). Deste modo, os seres humanos, que são formados por moléculas, também não existiriam. Pior ainda, se a força forte não existisse , a matéria que forma o Universo tal como o conhecemos também não existiria , uma vez que até mesmo os prótons e os neutrons não conseguiriam se formar.
    Lembre-se que os prótons e nêutrons são formados por quarks e a interação entre os quarks se dá por meio da força forte. Se a força forte não existisse o Universo ainda poderia existir só que ele seria formado por um enorme conjunto de partículas que se deslocariam através ele, eventualmente interagindo mas não produzindo as formas de matéria que hoje conhecemos.

    Fonte: http://www.on.br/site_edu_dist_2011/pdf/modulo1/5-forca-forte.pdf

    Veja no site indicado acima as caracteristicas da força forte e um pouco mais da sua relação com os Quarks.

    ResponderExcluir