sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal 2011 e a Estrela de Belém.

Em primeiro lugar como de praxe, um feliz natal para todos. Gostaria de falar um pouco sobre a Estrela de Belém, que seguindo a descrição do Evangelho Segundo Mateus, anunciou o nascimento de Jesus e guiou os Reis Magos até o local onde ele se achava. Este é um dos vários exemplos onde a astronomia tem utilidades altamente práticas. Se este ente celeste realmente existiu, com um certo grau de precisão altamente razoável, podemos dizer quando Jesus Cristo nasceu. A exemplo disso, há possibilidades de datar outros fatos históricos de alta relevância da mesma forma. Existem várias conjecturas sobre a “estrela”. Dentre elas podemos destacar; Teria sido:
-Um cometa?
-Uma "Nova"?
-“Dança de Júpiter”?
-Um alinhamento de planetas
-Uma metáfora(Uma estrela teológica. Mateus faria interpretações de tradições, não se referindo a uma estrela literal, e sim no significado do nascimento de um personagem marcante)
Acho melhor ouvirmos o programa Universo Fantástico de ontem 23/12/2011 e lermos o artigo A Estrela deBelém Do Professor Renato las casas. Se fosse fazer um “chute” do nascimento do Menino Jesus, faria 5 anos antes da data oficial. Pesquise isso. Fundamentos astronômicos e leitura de documentos históricos. No mais boas festas!

Um comentário:

  1. Olá Coréi,

    Ouvi o programa Universo Fantástico do dia 23/12/2011 e farei em breve a leitura do artigo reomendado.
    É sempre bom constarmos a importância da astronômia em varíos ramos do conhecimente. Como você disse é possível datar fatos históricos de alta relevância.

    Um FELIZ NATAL atrasado e BOAS FESTAS,
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir