As sondas vão explorar o interior da Lua. A previsão de chegada é para a virada do ano novo. A missão começará em março e deve durar 82 dias. Talvez seja prorrogada até dezembro. Desta vez esta missão tem algo singular! Não está restrita à cientistas: estão equipadas com quatro câmaras operadas por grupos de estudantes de ensino médio. Mais de 2000 escolas em se cadastraram para este programa. Ambas são impulsionadas por energia solar. As sondas gêmeas estão viajando rumo ao satélite natural terrestre desde o lançamento em setembro Passado. Ontem sábado (31), uma das sondas gêmeas acionou foguetes para reduzir a velocidade de maneira que fique submetida à gravidade da Lua a 56 quilômetros da superfície lunar. Hoje, a outra fará uma manobra parecida e as duas mapearão a gravidade da Lua medindo os efeitos desta força sobre suas trajetórias orbitais. Sempre tive a curiosidade de saber o motivo pelo qual o lado oculto é tão diferente do lado visível. Me refiro ao hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra.Será que a resposta estar no interior do satélite?
Como a missão foi apelidada de “viagem ao centro da Lua" quem sabe este mistério possa ser desvendado, se tiver, é claro, conexão com seu interior. Outro mistério que pode ser revelado é se a Terra teve outrora uma segunda lua menor. Alguns cientistas acreditam que algumas das marcas na superfície Lunar são fruto de uma colisão com um satélite menor.
A foto deste post é em homenagem ao Pink Floyd - Dark Side Of The Moon recomendo ouvir um puco clicando aqui , E NÃO SE ESQUEÇAM APESAR DO CHUVA, OLHEM PARA O CÉU!
Olá Córei,
ResponderExcluirEm primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo convite de Renato Las Casa para assumir junto ao Jorge Sabatuti a Matemática do observatório da UFMG na Serra da Piedade.
Este convite é um reconhecimento do brilhante trabalho que vem realizando ao longo destes dois anos. Estou MUITO orgulhosa de você. Ontem, em nosso almoço com o Renato e a sua esposa pude constatar como ele valoriza o seu empenho e dedicação ao grupo, como ele mesmo disse você é um exemplo para os demais.
Quanto a postagem posso dizer que acho muito interessante a participação de alunos do ensino médio neste trabalho. A exemplo do que o Renato disse ontem dos ensinamentos do Professor Lincoln Almir Amarante Ribeiro é fundamental que os cientistas tenham uma visão social. É preciso mais do que fazer ciência, devemos compartilhar nosso conhecimentos com a sociedade. É o que fazemos no grupo de astronomia. Além do que é um incentivo aos estudantes para venham a admirar a ciência e quem sabe trabalharem com ela também.
No mais, um FELIZ 2012 que já começou com o pé direito, não é mesmo!? Que este ano venha recheado de muitas conquistas, que você faça um brilhante trabalho na Serra da Piedade, continue sendo esse professor exemplar (que se preocupa com o seu aluno, é amigo, é exemplo, incentiva uma competitividade saudável, passa o conteúdo de maneira clara e ampla e que abre muitas portas para os discentes).
Tenho uma profunda admiração pelo seu trabalho e pelo homem que você é - de excelente caráter e índole irrefutável.
Um grande beijo,
E mais uma vez PARABÉNS!!!
Dani